Outubro Verde: mês de conscientização sobre a sífilis

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano,causada pela bactéria Treponemapallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou
tardias e/ou morte do recém-nascido(RN).
Em nosso município tivemos no ano de 2022 cerca de 05 casos de Síflis adquirida 01 caso de Síflis em gestante e 01 cado de Síflis congênita em menores de 01 ano.
A porta de entrada para o diagnóstico e tratamento é a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio das unidades básicas de saúde.
Recomenda-se que a população sexualmente ativa vá a um posto de saúde fazer o teste sempre que tiver uma relação sexual desprotegida ou apresentar algum sintoma da doença. Mesmo assintomática, quando não há sinais visíveis, a pessoa continua transmitindo a bactéria.
No caso de gestantes, o indicado é realizar o teste com frequência para diagnosticar a infecção em pelo menos em 3 momentos: no primeiro trimestre de gestação, no terceiro trimestre de gestação, e no momento do parto ou em casos de aborto.
O tratamento do parceiro juntamente com a gestante é crucial para o sucesso terapêutico bem como para a prevenção da transmissão da sífilis para o bebê.
ara mais informações sobre prevenção, diagnóstico, testagem e tratamento da sífilis/sífilis congênita, acesse: https://www.saude.mg.gov.br/sifilis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber informações da Prefeitura em primeira mão? Preencha os dados abaixo