Secretaria Municipal de Educação distribui material para estudo em casa

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, inicia no dia 13 de maio a distribuição de kits de estudos para todos os alunos da rede. O material consiste em apostilas com atividades diversas para que os alunos desenvolvam em suas casas.

Desde o dia 18 de março de 2020, a rede está com as atividades paralisadas por tempo indeterminado, levando em consideração a classificação pela Organização Mundial da Saúde, no dia 11 de março de 2020, como pandemia do novo coronavírus COVID 19 e a edição de decretos pelo Governo Federal, pelo Estado de Minas Gerais e pela prefeitura Municipal, declarando “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA” com medidas no sentido de preservar a vida e a saúde da população.

Neste momento a saúde é uma prioridade, porém as escolas não pararam neste período da pandemia, trabalhando sempre para a continuação do aprendizado, mesmo que em formatos e lugares diferentes.

A Secretaria Municipal de Educação reitera que nada substitui a relação presencial entre professor e aluno, mas também entende que em momentos específicos ou “diferentes”, deve-se de forma inclusiva, garantir a continuidade do processo de aprendizagem dos alunos.

Ainda em relação ao funcionamento do sistema educacional no Brasil, o Governo Federal editou a Medida Provisória 934/2020 onde autoriza os municípios a cumprir as 800 horas de atividades anuais em um número de dias letivos inferior a 200, como manda a lei. Outra deliberação importante, o Conselho Estadual de Educação, através de ato  normativo, permitiu a oferta de até 20% de carga horária obrigatória em atividades não presenciais.

Assim, foi elaborado apostilas com atividades escolares específicas para que os alunos as desenvolvam em casa neste período de suspensão das aulas. O material será entregue de acordo com um cronograma de cada escola da rede municipal de ensino, respeitando as medidas de distanciamento social, visando preservar a saúde das pessoas neste momento de enfrentamento ao COVId 19.

Portanto, os pais devem comparecer no dia 13 de maio nas escolas para buscarem o material desta primeira fase. Cada unidade terá um horário de entrega, que está divulgado abaixo e será respeitado todas as medidas e orientações da Vigilância Sanitária Municipal, como o distanciamento de no mínimo 2 metros entre as pessoas e o uso de máscaras para a prevenção ao contágio do vírus.

Confira abaixo o dia e horários de distribuição do material nas escolas.

• Dia 13 de maio – Sede do município e Borda – Escola Municipal Adelaide Andrada – das 13h às 16h
  • Dia 13 de maio – Campolide – Escola Municipal Humberto Candian – das 08h às 11h
  • Dia 13 de maio – Demais escolas da zona rural – a partir das 8h
  • Dia 13 de maio – Educação infantil – 1º e 2º períodos – CMEI Pequeno Polegar – das 13h às 16h

Agradecemos o apoio e a compreensão de toda a comunidade escolar e nos colocamos à disposição para esclarecimentos necessários.