Ficar em casa é necessário – o vírus COVID 19 não é brincadeira

Desde que as autoridades da área da saúde a nível Estadual e Federal iniciaram via decretos a aplicação das normas de recolhimento, prevenção e funcionamento de serviços e comércios em todas as cidades como medida para evitar a disseminação do coronavírus COVID 19, a Prefeitura Municipal de Antônio Carlos também emitiu um decreto com restrição, normas e solicitações aos munícipes.

Ainda, imediatamente após estas ações, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária local entraram com campanhas de conscientização da população quanto às normas de prevenção, sintomas, atendimento e procedimentos de segurança relacionados ao contágio do vírus.

A Prefeitura não pode restringir o direito das pessoas de ir e vir e tem feito campanhas de conscientização com carro de som nas ruas, blitz educativas no comércio e divulgação das medidas de prevenção em seus canais de comunicação, porém, muitas pessoas não estão respeitando as solicitações, o que põe todos em risco. Uma pessoa que sai na rua sem necessidade, está colocando toda a sua família, vizinhos e por fim, a cidade em risco.

Casos suspeitos

Como é de conhecimento público, Antônio Carlos, apresenta neste momento, seis casos suspeitos do COVID 19 e aguarda a confirmação ou não por exames destes diagnósticos iniciais. Todas as seis pessoas estão sendo monitoradas diuturnamente pelas equipes médicas locais e se encontram isoladas em suas residências.

Além disso, cidades próximas já começam a confirmar casos, como Barbacena, que nesta quarta-feira(01) teve o seu primeiro caso positivo pelo vírus, o que nos faz ficar mais alertas ainda, já que muitos antoniocarlenses trabalham e viajam até a cidade vizinha.

As autoridades têm pedido rotineiramente que todas as pessoas fiquem casa, que não saiam na rua, exceto em casos de extrema necessidade, principalmente os que são do grupo de risco, como idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas, como problemas pulmonares, cardíacos, hipertensão, diabetes, entre outras.

Vale lembrar que alguns tipos de serviços, como mercados, farmácias, padarias, lotéricas, bancos, postos de gasolina, oficinas, correio, entre outros, são reconhecidos nos decretos como essenciais e possuem autorização para funcionamento desde que cumpram as normas de segurança sanitária.

Campanha reforçada

Ciente de sua responsabilidade, a Prefeitura Municipal reforça o pedido para que todos permaneçam em suas casas cumprindo as medidas de prevenção e está reforçando hoje as campanhas de conscientização na cidade com o carro de som, faixas e blitz no comércio local, além de disponibilizar um telefone exclusivo para o “Plantão 24h coronavírus”. Em caso de dúvidas, sintomas ou sugestões, ligue 99819-4841

A saúde de todos os antoniocarlenses está na mão de cada cidadão!