O que é a Ouvidoria ?
É o meio de comunicação direto entre a sociedade e a Prefeitura Municipal, uma porta aberta para a cidadania.
É o espaço que permite ao cidadão colaborar com a qualidade dos serviços prestados.
É um serviço oferecido ao cidadão para que este possa se manifestar, fazendo denúncias, reclamações/críticas , pedindo informações/ solicitações , oferecendo sugestões de aprimoramento ou mesmo elogiando o desempenho da Prefeitura Municipal.
Apresenta-se como um instrumento autêntico da democracia participativa na medida em que transporta o cidadão comum para o âmbito do Poder Legislativo que ganha voz através do ouvidor, uma vez que suas manifestações/demandas são recebidas, analisadas e respondidas.
Para que serve a Ouvidoria ?
Para receber , analisar e responder as manifestações enviadas pelos cidadãos ( denúncias, elogios, informações/ solicitações , reclamações/críticas e sugestões) e buscar soluções, tendo em vista aprimorar a prestação do serviço público.
Para consolidar a democracia e fortalecer a cidadania, incentivando a participação popular.
Para contribuir e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura Municipal à população , sugerindo e recomendando providências.
A ouvidoria possibilita ao cidadão :
- Enumerar falhas;
- Sinalizar necessidades;
- Sugerir alternativas;
- Reafirmar os bons serviços prestados pela Instituição.
Tipos de manifestação
Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade/ ilegalidade na administração ou no atendimento do Poder Legislativo. | |
Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação por serviço prestado ou atendimento recebido pela Prefeitura Municipal | |
Solicitação de orientação ou informação relacionado à área de atuação da Prefeitura Municipal | |
Manifestação de insatisfação em relação às ações e serviços prestados pelo Poder Legislativo. | |
Idéia ou proposta para o aprimoramento dos processos de trabalho da Prefeitura Municipal |
Situação da Manifestação
Em Andamento | Manifestação cadastrada e em análise na Ouvidoria. |
Encerrada | Resposta final da manifestação encaminhada ao Cidadão. |
Arquivada | Manifestação que apenas veicula conteúdo calunioso, difamatório ou injurioso contra agente Público ou a instituição será arquivada pela Ouvidoria. |
Inconsistente | Manifestação com informações insuficientes ao seu processamento. |
Canais de Acesso a Ouvidoria
E-mail: ouvidoria@municipioantoniocarlos.mg.gov.br
Correspondência endereçada à R. João Amorim, 160 – Centro, Antônio Carlos – MG, 36220-000
CNPJ: 18.094.763/0001-. 04
Tel/Fax.: (32) 3346-1444
Pessoalmente na sede da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos
Horário de funcionamento: 12:00h às 18:00h, de segunda a sexta-feira
Ou pelo formulário abaixo: