Bela iniciativa consegue a inauguração de laboratório de matemática

No dia 24 de outubro, foi inaugurado na Escola Estadual Lima Duarte (CELD), o 1º Laboratório de Ensino de
Matemática da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Barbacena. O projeto é da professora de matemática que leciona na escola há 2 anos, Flaviane Pereira Simões Mendes.

Segundo a professora, os questionamentos e dúvidas dentro de sala de aula sobre a matéria, a levaram a buscar a montagem do laboratório como ferramenta de auxílio aos alunos. “A necessidade de construir um laboratório de
ensino de matemática foi mediante a vivência em sala de aula, e detectar os problemas de aprendizagem dos alunos”, destacou Flaviane.

Pioneirismo

A Escola Estadual Lima Duarte é uma das primeiras escolas da região a passar pela reforma do ensino médio e uma das mudanças foi a ampliação da carga horária, uma dificuldade que os adolescentes demonstram. Os dados do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) indica que 70% dos alunos no Brasil tem índice insuficiente de aprendizagem em matemática e não tendo recursos públicos para mudar esta realidade, os professores que têm que  descobrir caminhos que despertem a curiosidade e o prazer do aluno em aprender, proporcionando um ensino mais dinâmico, eficiente e adaptado às novas demandas da sociedade da informação, como é o caso do laboratório inaugurado.

A construção deste laboratório irá promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, possibilitando o estreitamento entre a escola e a comunidade. O laboratório também possibilitará o desenvolvimento da criatividade para a construção de materiais didáticos que enriquecerão as aulas de matemática.

Flaviane ainda relata que a montagem do laboratório só foi possível através de muitas pessoas e que outras boas iniciativas irão continuar.”O projeto só saiu do papel porque conseguimos ajuda de parcerias privadas, de colaboradores e alunos da escola e muito ainda tem que ser feito, isso é só o começo”, destacou.

Reconhecimento

Toda iniciativa que visa aumentar o horizonte de ensino para os alunos são válidas e merecem o reconhecimento da sociedade. Assim, a Prefeitura Municipal de Antônio Carlos parabeniza a todos que estiveram envolvidos nesta iniciativa, em especial a professora Flaviane.

Todo esforço para promover a educação sempre será válido. Parabéns!