Prefeitura em Parceria com o SENAR/MG realiza curso de recuperação de nascentes com Produtores Rurais do município.

Por iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sindicato Rural de Barbacena e SENAR/Minas, foi realizado dia 26 a 28/04/18, um curso sobre recuperação e proteção de nascentes, no município de Antônio Carlos. O curso contou com 10 participantes, entre produtores e outras pessoas que atuam na área de agrossilvipastoris e ambiental. O curso foi ministrado pelo Engº Agrícola Antônio Gonçalves do Amaral, que atua na área de revitalização de micro bacias hidrográfico. O curso teve duração de 24 horas/aula, sendo aproximadamente 4 h teóricas e 20 h práticas.  Dentre as ações do curso, destaca-se ainterpretação de ambientes rurais e urbanos, para compreensão do funcionamento de cada tipo de nascente, ou mina d`água.

Os participantes aprenderam na prática, sobre os diversos assuntos que compõem o curso, como ciclo da água, diagnóstico da pequena bacia da nascente, legislações ambientais, áreas de recarga hídrica, lençóis subterrâneos,e outros.                               O lema do curso, seguindo os princípios do SENAR, é aprender fazendo. Para cumprir os objetivos finais do curso, os participantes percorreram varias áreas na cidade e entorno de Antônio Carlos, identificando a localização de mais de 6 nascentes e as características de solo, relevo e vegetação, ao redor de cada nascente.

Ao final das investigações em 4 pequenas bacias, foi selecionada uma nascente no Bairro Sagrada Família,  Sítio Dª Angelina; na qual foi aplicada a técnica de recuperação e proteção da nascente, de acordo com a metodologia da SENAR, para a situação.

A técnica consiste em desobstruir a nascente, ora assoreada, e protege-la com uma estrutura de pedras e solo-cimento, na qual são instalados tubos de PVC, para manejo adequado da água.

Ao final do curso, todos os participantes saíram capacitados em multiplicar a técnica, em nascente com situação semelhante à trabalhada nesse curso.

O instrutor, Amaral, ressaltou que a manutenção da vazão da nascente depende de um bom uso e manejo do solo ao seu redor, sendo evitar a drenagem do solo, e implantar práticas de controle de enxurradas e que aumentem a infiltração de chuvas e permanência da água perto da nascente.

Portanto, brejos perto da nascente não devem ser drenados e sim protegidos para manutenção da lâmina d água nesse local.