UMA CIDADE VOLTADA PARA A AGROPECUáRIA

Data: 04/05/2015
Uma cidade voltada para a agropecuária

O município é uma cidade que tem mais de 11 mil habitantes. O lugar que tem entre suas montanhas uma riqueza, que desde sua emancipação políticas, é a responsável pela movimentação da maior parte da economia.
Estamos falando da agropecuária que coloca a cidade em destaque no Estado de Minas Gerais pela qualidade e quantidade de sua produção. O leite ainda continua sendo o destaque dentro de Antônio Carlos. Além de sua produção leiteira, abriga quatro grandes laticínios e a implantação de mais um, com uma movimentação de mais de 220 mil litros de leite por dia, absorvendo também leite de outros municípios. Está em Antônio Carlos a primeira queijaria Regional do Ima de Juiz de Fora, que recebeu o certificado do queijo minas artesanal, baseado na Lei Estadual, nº 19.476, da educação sanitária para a Mini agroindústria, o que comprova a qualidade dos produtos produzidos. Isso resgata a importância e valorização do homem do campo.
É uma cidade pequena, porém com uma produção de frutas em grande escala. Antônio Carlos é a segunda maior produtora de caqui de Minas Gerais. Ainda são cultivados morango(com mais de 750 mil pés plantados), maça, abacate, tomate, batata e hortaliças. Grande parte da produção é comercializada em Belo Horizonte e Juiz de Fora. São vários os resultados positivos alcançados.
O Município possui um dos melhores serviços de inspeção Municipal – SIM da região, escritório da EMATER – MG (Empresa de assistência técnica em extensão rural do estado de Minas Gerais), uma secretaria municipal de agricultura estruturada com profissionais especializados para atender as demandas do produtores rurais do município. É a administração municipal vem trabalhando no alinhamento às políticas públicas da agricultura familiar, uma vez que o forte da cidade é o pequeno produtor.